21.2.06

6 500 000 000

A população do Planeta vai alcançar os 6,5 biliões no próximo Sábado. A cada segundo que passa morrem aproximadamente 1,8 pessoas e nascem 4,1 o que se traduz num crescimento populacional anual de 1,1%, em contraponto com os 2.1% que correspondem ao pico do crescimento entre 1965 e 1970. Estima-se ainda que seremos 7 biliões em 2012, devido, sobretudo, a países como o Iémen, onde, em média, por cada mulher nascem sete crianças, em oposição aos países desenvolvidos, onde nascem menos de duas crianças por cada mulher. Carl Haub, demógrafo, diz que para esta desaceleração do crescimento populacional, muito contribui o facto de a população urbana estar em crescimento, onde tipicamente a taxa de natalidade é inferior à das áreas rurais. Em 1950, menos de 30% da população urbana vivia em cidades, no próximo ano, as Nações Unidas, estimam esta população em mais de 50%.
Mais, levando em conta a terra arável no planeta e a água fresca disponível, se a cada indivíduo couber cerca 3 500 calorias por dia derivadas de trigo e 900 000 litros de água fresca por ano, o planeta não teria espaço para mais de 5 biliões de pessoas.
Aqui e aqui.

1 Comments:

Blogger peixinho da horta said...

Eu tenho uma teoria, um tanto ou quanto absurda, admito, mas mesmo assim, cá vai:

Como dizia Malthus, " a capacidade de crescimento da população é indefinidamente maior que a capacidade da terra de produzir meios de subsistência para o homem". Existiam assim, na sua perspectiva dois tipos de obstáculos, os positivos (fome, epidemias, guerras...) no sentido de aumentar a taxa de mortalidade e os preventivos (utilização de métodos anticoncepcionais) no sentido de reduzir a taxa de natalidade.

Eu tenho cá para mim que existe mais um tipo de obstáculo natural preventivo - a homosexualidade.

Quem sabe se esta não existisse não morreríamos todos cheios de fome?

4:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home