24.7.06

CONCLUSÃO

"É um mundo diferente do nosso. Ao príncipio, não o compreendemos bem - e julgamo-nos inadaptados. Depois vamo-lo conhecendo e vamo-nos sentindo presos pelo ambiente. Então amamo-lo, sentimo-lo, vivemo-lo... Tem-se a impressão que a nossa alma se modificou, se transformou. Deixámos de ser ocidentais, porque o ambiente nos deu uma outra alma, ou estado de alma diferentes do que tínhamos. Esquece-se. Alguma coisa se cria em nós que apaga o que antes erámos, porque duas almas raro podem subsistir no mesmo invólucro material. E se é verdade que alma que perdemos se há-de readquirir um dia, verdade é também que ela não deixa de sofrer as consequências de sensações e imagens que teve e observou."

PAÍS DE SONHO E ENCANTAMENTO, TIMOR 1930


Já não estou em Timor-Leste...!
(LAMENTO MAS ESTE POST É A REPETIÇÃO DO QUE ESTÁ NO ENTRE SONHOS... ANDO SEM MUITA VONTADE DE ESCREVER - BEIJOS E ABRAÇOS)

4 Comments:

Blogger João said...

Como eu te compreendo... Já não basta crescer (suficientemente difícil para todos) para ainda insistir em reinventarmo-nos em banhos de mundo e cultura!

Viajamos para crescer e receber um mundo novo mas, se tudo ocupa o seu espaço, o que será que deixamos por aí quando voltamos a partir? Enchemo-nos de mundo... e decompomo-nos em retalhos espalhados por esses lugares!

11:17 da tarde  
Blogger João said...

...resta-nos a certeza de sermos bem-vindos a casa!

11:19 da tarde  
Blogger João said...

É verdade... Não esquecer que há por aí muito 3ºMundo para conquistar! "É a esquelher nha senhora... a esquelher..." :P

11:30 da tarde  
Blogger Miguel R said...

Sejas bem chegado (ou também posso mesmo dizer "vindo", tendo em conta de onde vieste e onde eu estou!) :)
Boas ferias, mon ami!!

3:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home