28.7.06

A panela do cozido... é p’ra meninos!



Um convite para ir à praia é sempre de aceitar. Estender-me ao sol, descontrair, ganhar uma cor... fugir da confusão da cidade. Tudo isto parece normal e convidativo... não estivesse eu em Cabo Verde!

Por estas bandas a praia é um destino concorrido, todos os dias da semana e, principalmente, ao fim-de-semana. Nada de novo para mim, apesar de não ser o banhista modelo, gosto de passar pelas brasas numa “cama” de areia moldada ao corpo. Mas aqui a malta vai à praia sociabilizar, na verdadeira acepção da palavra!

Famílias inteiras, primos, enteados, amigos e amigos dos amigos, numa verdadeira cruzada de pic-nic, malas e bagagens, fogareiros, sacas de carvão, geladeiras do tamanho da minha banheira, colunas de som de dois metros de altura, mesas-de-som alimentadas por gerador e tudo mais que caiba no carro, carrinha ou camião, e que à força de braços e muita vontade de montar o arraial, compõem a “tranquilidade” da Praia Baixo!

Os putos, entre um bica grelhada e uma perna de frango, passam o dia enterrados até ao pescoço em areia preta e intermináveis banhos de mar... Os pais vagueiam pela praia em constantes cumprimentos e visitas de cortesia aos “residentes” do areal, oferecendo uma cerveja ou um peixe fantástico que o cunhado está a preparar... A malta nova vai aquecendo ao som (estupidamente alto) do “cu duro”, em passos de dança que impressionam qualquer das amigas que sempre vai tirando as medidas, pelo canto do olho, aos bailarinos ocasionais... E o desgraçado do cunhado carrega, monta, cozinha e gere um verdadeiro restaurante de grelhados e churrasco para quem quiser... “só mais uma perninha que está mesmo boa!” Vinho, cerveja, grogue ou ponche... há de tudo como na farmácia!

No fim do dia, com a praia num estado lastimável de lixo, copos, pratos, garrafas e caricas, está o estaminé recolhido e arrumado na caixa aberta da carrinha, com a promessa de, na próxima semana, se trazer mais uma saca de carvão... “que dez quilos não chegam!”

João, Praia, Cabo Verde... a ganhar uma cor!

1 Comments:

Blogger Miguel R said...

Tirando a parte do lixo, parece tudo bastante simpático...

8:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home