3.10.06

Provedores da arquitectura e estagiário

"Os arquitectos Francisco Silva Dias e João Ramos Marques são hoje formalmente apresentados como provedores da arquitectura e do estagiário, respectivamente.
A apresentação decorre a partir das 18h, no CCB, integrada nas comemorações dos Dia Mundial da Arquitectura, que hoje se celebra. Os cargos de provedor da arquitectura e de provedor do estagiário foram criados pela Ordem dos Arquitectos.
O provedor da arquitectura terá poderes de aconselhamento e iniciativas de participação disciplinar, em articulação com os órgãos disciplinares existentes. Mas o seu papel está decisivamente ligado à procura de uma maior participação da sociedade civil. Queixas, sugestões, problemas e aspirações dos cidadãos em relação à arquitectura e ao papel dos arquitectos devem ser analisadas por Francisco Silva Dias.
Silva Dias tem 76 anos e é sobejamente conhecido pelo percurso profissional tal como pelas preocupações sociais que o exercício da arquitectura suscita. Iniciou a actividade profissional em 1957, no gabinete de urbanização da autarquia de Lisboa, colaborou no famoso «Inquérito à Arquitectura Portuguesa», ainda nos 50 do século XX, e foi membro da direcção da Secção Regional Sul do então Sindicato Nacional dos Arquitectos.
Arquitecto e urbanista, a sua acção ao longo de décadas é marcada pela defesa da profissão (visível nos textos que escreve) e na obra construída, na defesa do património construído e no empenho da divulgação da arquitectura junto dos cidadãos. (...)"